1.16.2007

Mais fascistas que os fascistas

A Sra. Brigitte Zypries ministra alemã pretende que haja uma harmonização de legislação na UE no sentido de proibir a negação do holocausto, exibição de simbolos nazis e o discurso racista.

Isto significa acabar com a liberdade de expressão. Situação que, invertendo os papéis, também não desagrada a nazis e fascistas.

Depois da vergonha que têm sido os casos de censura e auto-censura provocado pelas reacções de muçulmanos mais sensiveis, pelos vistos pretendem alargar o âmbito da censura. Porque quer se queira quer não, é censura. Este parece-me um caminho que não tem retorno. A lista dos temas proibidos e opiniões "ilegais" só vai aumentar.

De certa forma, até se percebe por que é que os alemães possam pensar isto, mantêm um sindroma de Mr. Hyde, já enterraram o pastel uma vez e se não se controlarem nunca se sabe...

Entretanto, esta questão é só um sinal de uma estranha e triste tendência para criar uma democracia controlada.

Isto tudo a propósito de um artigo no Guardian, que me deixa francamente assustado... e com vontade de rir.

A European commission official noted that had the practices been outlawed earlier, Prince Harry would have been in breach of the law in 2005 when he was photographed in a Wehrmacht uniform with a Nazi swastika armband.
O puto é tão burro, que é preciso fazer uma leis para ele não fazer asneira.

Europe-wide criminalisation of Holocaust denial would also have meant that David Irving, the discredited British historian recently released from a Vienna jail after being found guilty of denying the Holocaust, could have been imprisoned in Britain.
Ser preso por escrever um livro...

"We believe there are limits to freedom of expression," said Mrs Zypries.
Está tudo dito, vamos só esperar para saber quem estabelece os limites.

The European commission says that in a time of growing Islamophobia, racism, and hostility to foreigners across Europe, a decision to criminalise hate speech and praise of Nazi crimes would send a strong signal.
Sinal de burrice, porque quem acredita que a partir do momento em que deixem de se expressar, os racistas deixam automaticamente de existir...

Sem comentários: