5.25.2006

Setenta e três por cento - realmente assim tem outro impacto

Como só hoje vi a interessante discussão do Alto Seixo a propósito do estado do jornalismo em Portugal e concluí que devo ser muito céptico ou muito cínico.

Vejo estes problemas como consequências naturais do modo como as coisas funcionam, nada mais do que isso. Deixo aqui algumas notas:

Produzir mais com menos

O agenciamento da maioria da informação pode ser inserido na tendência crescente no meio empresarial de utilizar o outsourcing para a execução de algumas das funcões, economicamente esta estratégia resulta uma vez que se conseguem colocar os jornais na rua com 1/4 dos jornalistas que seriam necessários sem a utilização deste recurso.

Eles não têm culpa

Como a maioria de nós os jornalistas são trabalhadores por conta de outrem, tem a casa e o carro para pagar, e como qualquer um de nós sabem que trabalhar contra o patrão não contribui em nada para uma carreira de sucesso, há mesmo quem diga que pode ser prejudicial. Tal como os outros, mas com a desvantagem de trabalhar numa área com alguma exposição e para a qual ainda por cima arranjaram códigos deontológicos e de ética, que também só contribuem para os manter em constante tensão (que também não ajuda nada em termos do trabalho realizado).

A amizade é um valor a preservar

Tal como as outras pessoas os administradores e accionistas dos orgão de comunicação social também têm amigos e sabem que a amizade é um dos mais importantes valores da nossa existência, por isso faz todo o sentido que tentem agradar, ajudem sempre que podem, enfim o tipo de coisas que se fazem por amizade.

Interesse público vs. Interesses do público

Com qualquer profissional o jornalista também quer ver o ser trabalho apreciado, faz-nos sentir realizados, aumenta a auto-estima e dá-nos vontade para nos levantarmos todos os dias para ir trabalhar, daí que não faça qualquer sentido ter trabalho com assuntos complexos que embora possam parecer de interesse público na realidade não interessam ao público.
E este é um problema estrutural do nosso pequeno paraíso, decorre de continuarmos a ser um país "intelectualmente deprimido", com tendência para piorar, situação à qual os meios de comunicação também têm que se adaptar.

Num dos próximos dias a segunda parte:

Ou então são simplesmente meios de propaganda e controlo social.

1 comentário:

Helder Miguel Menor disse...

São simples meios de propaganda e controlo social.